quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Conquistar um emprego em SP

Muitos dos nossos leitores enviam perguntas e sugestões de artigos aqui para o nosso site...E agradeço MUITO isso, pois você são o motivo pelo qual esse blog existe, e nada mais justo do que vocês nos orientarem sobre os temas a serem abordados.

Sendo assim, vou separar este post para responder a pergunta de um leitor ;-)
A pergunta é do Marcelo Oliveira de São Miguel Arcanjo - SP
A pergunta dele foi a seguinte:

"Olá pessoal do SP ao cubo, gostaria de parabenizar vocês pelo excelente conteúdo do site e aproveitar para fazer um pergunta.
Moro em São Miguel Arcanjo, interior de SP...Trabalho na área de Tecnologia da Informação e gostaria de trabalhar na capital. Já fiz cadastro em vários sites de busca de emprego (Catho, Infojobs...) E enviei vários currículos através deles, mas até hoje nunca fui chamado nem mesmo para uma entrevista.
Vocês poderiam me dar algumas dicas para conseguir esse objetivo?"


Mais uma vez obrigado pela contribuição Marcelo!

Bom...primeiramente temos que dizer que trabalhar em São Paulo é o objetivo de MUITOS profissionais, então tenha a consciência de que você irá disputar vagas com pessoas do estado ou país inteiro!
Então quando existe essa vasta oferta de profissionais as empresas costumam descartar profissionais ao menor sinal de empecilho...
Então quando os profissionais estão no interior e precisam se descolar até a capital as empresas sempre darão preferência à profissionais que residem próximos ao futuro local de trabalho.

Sendo assim, existem algumas coisas que você deve providenciar antes de se candidatar a novas vagas.

1 - Providencie um endereço em São Paulo!
Uma das primeiras coisas que os avaliadores olham em seu currículo é o local onde você mora, como já dissemos acima, caso você não tenha incluído um endereço na capital as chances de você ser convocado para o processo seletivo diminuem drasticamente.
Sendo assim, providencie um endereço na capital...pode ser a casa de um parente ou amigo, que estejam dispostos a comprovar que você mora nesse local.
Não se esqueça de encaminhar a essa residência algum comprovante de endereço...não precisa ser nada importante, pode ser uma conta de tv a cabo ou celular...enfim, coisas que você tenha como pagar online sem a necessidade da conta em mãos.
O comprovante é importante para o caso de você ser aprovado no processo seletivo e tenha que apresentar os documentos.

2 - Mude o seu número de celular!
Hoje em dia praticamente todos os celulares possibilitam utilizar 2 chips, sendo assim, aconselhamos que você compre um chip de qualquer operadora, mas que tenha o DDD 11, que é o prefixo da capital.
Isso irá comprovar mais uma vez que você mora em São Paulo e te colocará em pé de igualdade com os demais candidatos.

3 - Use várias estratégias!
Usar sites especializados em currículos como a Catho, Infojobs ou Manager é uma ótima estratégia, mas existe algo melhor ainda!
Você pode fazer uma lista com as empresas que você realmente gostaria de trabalhar na capital e busque no Google os dados de contato dessa empresa....Muitas delas possuem no próprio site um canal para envio de currículo, que com certeza é o primeiro canal que o RH da empresa busca novos profissionais.
Caso o site não tenha este espaço, tente encontrar o telefone do RH da empresa...ligue para eles e de forma natural explique que você tem muito interesse em participar de um futuro processo seletivo, pergunte qual a melhor forma de encaminhar sue currículo.
O atendente irá te passar um e-mail ou te falar qual a empresa responsável por convocar os profissionais no primeiro estágio do processo.


Acredito que essas são as dicas principais para quem mora no interior, pois elas ao menos deixam o jogo equilibrado para o processo seletivo.
Espero que tenhamos ajudado Marcelo! ;-)

Fonte: www.agendaprofissional.com